DIÁLOGOS

11 de fev de 20221 min

No dia 11 de fevereiro de 1990,Nelson Mandela era libertado após 27 anos de prisão.

Foto Reprodução

Em 1960 muitos líderes negros foram torturados, presos e executados. Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964 pelo envolvimento com o CNA. Na década de 80 o apartheid foi divulgado amplamente pela mídia e reprimido mundialmente. Pressionado, em 1984 o governo propôs uma oferta de liberdade à Mandela caso desistisse da militância política, mas o ativista negou a proposta e manteve seus ideais. Durante os 10.052 dias preso, Mandela viveu condições que debilitaram sua saúde, escreveu cartas comoventes e se inscreveu na Universidade de Londres.

Continuou seus estudos por correspondência e graduou-se bacharel em direito no final do ano de 1989. No dia 11 de fevereiro de 1990 o ativista símbolo de luta antirracista foi libertado após 27 anos de prisão pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk. Em 1993 assinaram juntos uma nova Constituição, preparando a África do Sul para a democracia multirracial. No mesmo ano ambos receberam o Nobel da Paz pela luta a favor dos direitos humanos no país. Em abril de 1994, Mandela conquistou a realização das eleições multirraciais e foi eleito presidente da África do Sul.

Seu engajamento na luta contra o apartheid inspirou e inspira milhares de pessoas no mundo inteiro. Nelson Mandela, Madiba ou "Tata" como normalmente é referido é eterno!

    50
    0