top of page

No dia 11 de fevereiro de 1990,Nelson Mandela era libertado após 27 anos de prisão.


Foto Reprodução



Em 1960 muitos líderes negros foram torturados, presos e executados. Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964 pelo envolvimento com o CNA. Na década de 80 o apartheid foi divulgado amplamente pela mídia e reprimido mundialmente. Pressionado, em 1984 o governo propôs uma oferta de liberdade à Mandela caso desistisse da militância política, mas o ativista negou a proposta e manteve seus ideais. Durante os 10.052 dias preso, Mandela viveu condições que debilitaram sua saúde, escreveu cartas comoventes e se inscreveu na Universidade de Londres.

Continuou seus estudos por correspondência e graduou-se bacharel em direito no final do ano de 1989. No dia 11 de fevereiro de 1990 o ativista símbolo de luta antirracista foi libertado após 27 anos de prisão pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk. Em 1993 assinaram juntos uma nova Constituição, preparando a África do Sul para a democracia multirracial. No mesmo ano ambos receberam o Nobel da Paz pela luta a favor dos direitos humanos no país. Em abril de 1994, Mandela conquistou a realização das eleições multirraciais e foi eleito presidente da África do Sul.


Seu engajamento na luta contra o apartheid inspirou e inspira milhares de pessoas no mundo inteiro. Nelson Mandela, Madiba ou "Tata" como normalmente é referido é eterno!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page