top of page

Primeira noite do Colóquio FLICA discute "O Futuro do Brasil é indígena".



A noite de abertura do Colóquio FLICA - Atividade de Extensão da FLICA, que aconteceu nesta quinta-feira, 06, no auditório da Fundação Hansen Bahia (FHB) reuniu autoridades, convidados, estudantes da UFRB e superou as expectativas.


O Coordenador Executivo de Museologia da FHB e Coordenador Geral da FLICA, o Museólogo Jomar Lima, deu as boas-vidas ao público e destacou a temática do evento “Liberdade e Literatura Brasis”, que por ser uma Atividade de Extensão tem o mesmo tema abordado na 10ª edição da FLICA, realizada em 2022, e enfatizou que a FLICA será, em breve, a maior Festa Literária do Brasil.


Foto Reprodução

A Coordenadora Executiva da FHB e Gerente de Projetos, a Jornalista Vanessa Dantas, ressaltou que a realização do Colóquio e os Seminários já eram um anseio da comunidade acadêmica. “Esses seminários que irão acontecer em mais três cidades já eram um anseio da comunidade acadêmica há algum tempo que desejava que esses encontros pudessem acontecer antes da realização da FLICA, porque a FLICA é o final, é a culminância desses pensamentos e dos produtos que podem ser gerados a partir desses encontros”, finalizou.


Foto Reprodução


O tema discutido durante a abertura “O Futuro do Brasil é Indígena” reuniu os autores do livro “Cartas para o Bem Viver” de Suzane Lima Costa e Rafael Xucuru-Kariri (Filho da nação Xucuru-Kariri) e mediação de Jurema Machado. O livro é composto por cartas de indígenas e não indígenas em uma conversa em torno de um desejo de encontro com o Bem Viver. São, ao todo, 50 cartas, algumas escritas somente com imagens, sem palavras, e assinadas por nomes como Ailton Krenak, Angela Mendes, Sônia Guajajara, Graça Graúna, Tim Ingold, Denilson Baniwa, Taquari Pataxó, entre outros.


Foto Reprodução


Foto Reprodução

A primeira vez que um escritor indígena participou de uma Festa Literária na Bahia foi na FLICA.


Estiveram presentes prestigiando o evento: o Reitor da UFRB Fábio Josué; o Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira Laelson de Roxo juntamente com o vice-presidente vereador Cristiano de Louro; o sócio da CALI Marco Schommer; o provedor da Santa Casa de Misericórdia Lu Cachoeira; a Diretora Geral do IPAC Luciana Mandelli; a curadoria coletiva formada pelo professor Paulo Gabriel Nacif, Dinalva Melo e Dyane Brito, dentre outros.


Foto Reprodução

Foto Reprodução


Foto Reprodução

Acompanhe a programação completa através das nossas redes sociais.


O Colóquio FLICA está patrocinado pela ACELEN, através do FAZCULTURA (Governo do Estado da Bahia).


Daqui a pouco tem mais!




Fonte: Vanessa Dantas

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page