top of page

NOTA DE REPÚDIO: Respeitem os nossos cabelos crespos


Foto Reprodução


SCRPTBa repudia racismo contra estudantes negras no interior da Bahia


A Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia (SCRPTBa) repudia veementemente o racismo praticado pelo Colégio Municipal da Polícia Militar Dr. João Paim, no município de São Sebastião do Passé, contra as alunas negras da escola.


É inadmissível uma escola impedir o acesso das estudantes negras com a justificativa que seus cabelos crespos são inadequados com o ‘código de vestimenta’. A escola deve ser um ambiente de acolhimento, emancipação e valorização do povo e da cultura negras. Esse discurso e ato racistas são ofensas que desvalorizam a estética negra, inferioriza, aliena e exclui a pessoa negra por ser quem ela é.


A SCRPTBa reafirma que a luta antirracial na Bahia tem como base defender as nossas crianças negras desse tipo de ofensas e promover a sua valorização fortalecendo a sua consciência estética tão atacada ao longo séculos da sociedade brasileira escravocrata.


Combatemos, intensamente, o domínio dos corpos negros, através da desvalorização das suas características físicas, resultando na não aceitação e mudanças, por parte das crianças e jovens negros, com justificativas que reforçam o racismo social no Brasil.






3 visualizações0 comentário
bottom of page