top of page

Mãe Ilza Mukalê completa 90 anos com programação especial no Mês da Mulher em Ilhéus

Foto Reprodução

Mãe Ilza Mukalê completa 90 anos com programação especial no Mês da Mulher em Ilhéus


A matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto vai homenagear mulheres da região em evento que carrega seu nome.


A nona edição da Semana Mãe Ilza Mukalê vai acontecer entre os dias 8 e 13 de março, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Dilazenze e Memorial Unzó Tombenci Neto. O evento vai comemorar o Dia Internacional da Mulher e festejar o aniversário de Mãe Ilza Mukalê que, este ano, comemora 90 anos.


Com curadoria da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e de membros do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, a 9ª Semana Mãe Ilza Mukalê conta com uma programação diversificada para todos os públicos. Com show gratuito, roda de conversa e exposição fotográfica sobre a trajetória da matriarca de um dos terreiros de candomblé mais antigos de Ilhéus.


Na sexta, dia 8, a partir das 19 horas, serão homenageadas treze mulheres que atuam no combate aos mais diversos tipos de preconceitos e impactam positivamente a vida de outras pessoas na região do sul da Bahia. As selecionadas vão receber um troféu assinado pelo artista plástico soteropolitano ALESS, responsável pela criação dos troféus da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê e do Bahia Folia 2024.


No sábado, dia 9, às 21 horas, será realizado um Otambí de Verão para celebrar os 90 anos de Mãe Ilza Mukalê, com show gratuito da Orquestra Gongombira de Percussão e convidados no Espaço Cultural Dilazenze. No domingo, dia 10, vai acontecer o lançamento da mostra fotográfica “Mãe Ilza Mukalê: 90 anos de Histórias e Saberes”, no Memorial Unzó Tombenci Neto. A exposição vai ficar disponível para visitação do dia 10 a 17 de março, das 9h às 12h e das 15h às 17h.


Na terça, dia 12, às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, será promovida mais uma edição do Encontro da Oralidade que, este ano, vai discutir o tema “Tombenci, Dilazenze, Gongombira: imagens de 40 anos de memórias, pesquisas e amizades”. A roda de conversa terá a participação de Ana Claudia Cruz da Silva, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Marcio Goldman, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os dois vão compartilhar suas pesquisas e relatos sobre a convivência de mais de 40 anos com o Terreiro de Matamba Tombenci Neto, o Bloco Afro Dilazenze, a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, e com a família Rodrigues.


A nona edição da Semana Mãe Ilza será encerrada na quarta, dia 13, no dia do aniversário da matriarca do Terreiro de Matamba Tombenci Neto. O evento será fechado para familiares e amigos de Mãe Ilza, mulher que dedicou a vida para lutar contra o preconceito de gênero e racismo religioso em Ilhéus.


A 9ª Semana Mãe Ilza Mukalê é uma iniciativa da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, com apoio da Gongombira Serviços Culturais, Dilazenze, do artista plástico ALESS, Bebeto Galvão, Ato Artivista, Geraldo Magela e Terreiro de Matamba Tombenci Neto.


Serviço:

9ª Semana Mãe Ilza Mukalê

Data: 8 a 13 de março

Onde: Espaço Cultural Dilazenze e Memorial Unzó Tombenci Neto

Entrada: gratuita

Mais informações: (73) 98809-3958



Fonte: Assessoria de Imprensa da ONG Gongombira

4 visualizações0 comentário
bottom of page