top of page

Milena Santos de Jesus – Filha da Educação Pública.

No passado foi aluna do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, hoje é a diretora.


Milena Santos de Jesus



Como tantas outras mulheres baianas e filhas do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia. Milena é a primeira da família a chegar à universidade pública, como ela diz:  “o meu caminho sempre foi a educação pública, me fez doutora, e, hoje me faz gestora escolar.” 


Filha de mãe doméstica e pai trabalhador da construção civil (Mestre de Obras). Foi alfabetizada na Escola Municipal Vovô Isaac, uma das escolinhas do bairro Esperança, onde concluiu o fundamental I, logo após, .o fundamental II no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira. O Ensino Médio foi aluna do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. 


  Milena, a menina  do bairro Esperança da cidade de Ilhéus, sonhava em conquistar o mundo, E CONQUISTOU. Em 2007, entrou na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Pública. Em 2011, concluiu sua graduação em Letras, adentrando no mundo da pesquisa científica como bolsista, participando de três importantes projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 


No ano de 2010, retornou ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ilhéus, sua escola de coração, para estagiar no 1º ano do ensino médio. Conseguiu ser aprovada em 2011, no concurso para Professor da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia. Logo depois, passou no mestrado em Linguagens e Representações na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


Em 2020, em plena pandemia, foi aprovada no Programa de Doutorado em Linguagens e Representações (UESC), o seu projeto abarca a temática do discurso narrativo do corpo negro feminino em Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2016), Olhos d’água (2014) e Histórias de leves enganos e parecenças (2017) de Conceição Evaristo. 


Durante esses anos de 2012 a 2018 atuou em sala aula, entretanto, a partir de 2017 tornou-se vice-gestora escolar e, atualmente, a ex-aluna, é a GESTORA do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.  Milena Santos de Jesus é prova viva que a EDUCAÇÃO PÚBLICA BAIANA continua dando certo. 


PARABÉNS, menina, aluna, professora, mestra, futura doutora e gestora escolar, sua história é um exemplo de vida para todas e todos nós. Vida longa!






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page