top of page

Levantamento do g1: Em três anos e meio, Rui Costa cumpriu 54 das 144 promessas de campanha

Levantamento mostra durante este segundo mandato do governador, que 34 promessas foram cumpridas em parte e 56 ainda não foram cumpridas.

Foto Reprodução


Em três anos e meio do segundo mandato à frente do governo da Bahia, Rui Costa (PT), cumpriu totalmente 54 das 144 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2018, o que corresponde a 37,5% do total. Além disso, o governador do estado cumpriu parcialmente 34 promessas, o equivalente a 23,61%. Os compromissos são monitorados desde a posse.

Faltando seis meses para concluir a segunda passagem como titular do Poder Executivo na Bahia, Rui Costa ainda não cumpriu 56 promessas, o que representa 38,88% do que foi prometido. Trata-se de um acompanhamento durante a gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.

O levantamento, exclusivo do g1, monitora o que foi prometido pelo governador do estado, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Rui.

Direitos Humanos e Sociais e Meio Ambiente e Agronegócio são algumas das áreas que tiveram os maiores percentuais de promessas cumpridas. Já Mobilidade Urbana e Economia estão entre as áreas mais atrasadas.

Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em janeiro de 2020, um ano após o início da segunda gestão, em julho de 2021, dois anos e meio depois do início do segundo mandato, e em junho de 2022, três anos e meio de gestão.

No levantamento ainda é possível ver a explicação sobre cada promessa, com base nas respostas do estado e no que foi apurado pela equipe de reportagem.

Em nota, o governo informou que algumas promessas consideradas como ainda não cumpridas são relacionadas a obras com previsão de entrega até o fim de 2022, a exemplo do Centro de Boxe no Largo dos Mares, em Salvador, da segunda etapa da Adutora do Algodão, no município de Malhada, e do Tramo 3 da Linha 1 do Metrô da capital.

Informou também que acredita que outras promessas avaliadas como cumpridas em parte superaram o que estava previsto no programa de governo, como a implantação de policlínicas regionais de saúde.

De acordo com o governo, a construção de 60 novas unidades escolares até 2022 é outra promessa com cumprimento até o fim do ano. Explicou que a Secretaria da Educação (SEC) possui contrato para conclusão de 100 unidades escolares até o mês de dezembro.

Afirmou ainda que além disso, no momento, mais de 600 escolas da rede estadual passam por intervenções de reforma, manutenção, ampliação e modernização, incluindo a cobertura e a reforma das quadras poliesportivas.






5 visualizações0 comentário
bottom of page