top of page

Em grande estilo, com a presença do Governador Jerônimo e comitiva, lançamento da FLICA 2023

Em grande estilo, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e comitiva, lançamento da FLICA 2023 aconteceu neste 25 de junho.


Vida longa a Cocheira! Vida longa à FLICA!


Vídeo Reprodução




Foto Reprodução



Este domingo, 25 de junho, foi histórico para Cachoeira. Como parte das celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues participou do Lançamento Oficial da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA que aconteceu na Fundação Hansen Bahia (FHB). Vale destacar que essa foi a primeira vez que um governador da Bahia participou do lançamento de uma edição da FLICA na cidade de Cachoeira.


Muita emoção e cultura fizeram parte do evento que contou com apresentações de filarmônicas, grupo de capoeira, grupo de samba de roda e uma apresentação teatral que conta a história da Independência de forma crítica e divertida - “A Odisseia de Iaiá e Ioiô, soldados do exército esfarrapado, na conquista da Independência e Consagração da gênese baiana”.


Foto Reprodução




Foto Reprodução



Foto Reprodução



Diversas autoridades, dentre elas deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores de todo o Estado reuniram um público de cerca de 500 pessoas na Fundação Hansen Bahia.


Foto Reprodução


Foto Reprodução



A FLICA 2023 abordará o tema “Poéticas Afro-Indígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia” e será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro de 2023. Contará com Curadoria Coletiva formada por Mirian Sumica (UNILAB), Luciana Brito (UFRB) e Jocivaldo dos Anjos (SEC).


O governador destacou a importância da leitura para o desenvolvimento da educação e da cultura. ”Estimula a criatividade e traz conhecimento, além de valorizar quem escreve e quem lê. E a FLICA tem essa responsabilidade de amadurecer a nossa missão de incentivar a cultura da leitura”. Jerônimo destacou ainda que vai estar sempre lado a lado com iniciativas como essa e estimulou que cada município baiano e cada unidade escolar possa realizar seu próprio evento literário.


A Diretora Executiva da FHB, Vanessa Dantas, instituição realizadora da FLICA desde a 10 edição, ressaltou que a programação está sendo preparada com diversidade, muito cuidado e carinho. “Nesta edição, estamos buscando ampliar as vozes e perspectivas, trazendo poéticas afro-indígenas que representam a brasilidade em toda a sua riqueza cultural. Queremos proporcionar um espaço de valorização de todas as expressões literárias, tão importantes na formação desse nosso diverso Brasil”.


O Coordenador Geral da FLICA, Jomar Lima, destacou a valorização do povo cachoeirano na Festa: "Nas edições anteriores, a mão de obra utilizada na Festa Literária chegava a ser quase 80% de fora do município, hoje cerca de 90% é composta por cachoeiranos."


Foto Reprodução


Tanto Jomar Lima quanto Vanessa Dantas, fizeram agradecimentos especiais ao governador Jerônimo Rodrigues por sua presença neste Lançamento, no qual também foram referenciadas pessoas importantes que compuseram edições anteriores, a exemplo do professor Paulo Gabriel Nacif.


A secretária de Educação, Adélia Pinheiro, e o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, fizeram falas salientando que a FLICA é um evento de fundamental importância para a educação, a cultura, o turismo, a economia criativa, entre outras vertentes, e por isso fazem questão de apoiar e valorizar esta arte literária.


”A FLICA representa o fomento à Educação e a formação de leitores, e nossos alunos da Rede Estadual são a grande maioria do público presente e consumidor dessa literatura, por isso a Secretaria de Educação investe e apoia esse grandioso evento literário”, refletiu Adélia Pinheiro.


”É uma atividade sempre muito enriquecedora para a cultura, que traz à tona a ancestralidade do Recôncavo Baiano e fortalece o compromisso com a divulgação da literatura e a promoção da diversidade cultural”, pontuou Bruno Monteiro.


A FLICA é uma realização da CALI - Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia e conta com o patrocínio do Governo do Estado.



Fonte: Vanessa Dantas

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page