top of page

A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania completa 20 anos.



A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades no dia 20 de junho de 2004. Sediada em Ilhéus, sul da Bahia, seus objetivos primordiais são a preservação, valorização e divulgação da cultura negra na sociedade, bem como a luta contra o racismo e a discriminação.


Seus objetivos específicos são: manter políticas de intercâmbio com a comunidade negra e com grupos culturais; estimular a formação de redes com centros de pesquisa, movimentos sociais e instituições diversas na Bahia, no Brasil e no exterior; formar lideranças conscientes e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática; aprofundar o debate sobre a realidade negra na região sul da Bahia; fortalecer as ações organizadas dos grupos afrodescendentes, prestando a eles informações, assessoria e capacitação; por meio do desenvolvimento de projetos culturais, educacionais, sociais, econômicos e políticos.


A organização Gongombira contribui para o resgate da autoestima da população negra e para a elevação do nível de sua consciência crítica, colaborando, assim, para a melhora da qualidade de vida da comunidade negra como um todo. A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania deve seu nome a um dos maiores inkisses (ou orixá) do candomblé de nação Angola, amplamente dominante na região sul da Bahia. Esse inkisse é, ao mesmo tempo, um caçador e um protetor das matas e da natureza, habitando as florestas e sendo responsável pela abundância de alimentos. É chamado de Oxóssi na nação de candomblé Ketu.




Fonte: Assessoria de Imprensa da ONG Gongombira

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page